2006-10-15

Rotores na Festa do Pilotaço - 1 de Abril de 2006




A 1 de Abril de 2006, no Aeródromo de Santarém, Aeródromo “Cosme Pedrógão”, festejou-se mais uma “Festa do Pilotaço” que este ano contou a particularidade de celebrar o Dia Nacional do Aviador, dia 30 de Março, que homenageia a travessia do Atlântico Sul por Sacadura Cabral e Gago Coutinho.

Eram cerca das 10:30h, já depois do grande nevoeiro do início da manhã se ter dissipado, quando chegam os inconfundíveis Allouette III dos nossos Rotores de Portugal. E desta vez, apesar de inconfundíveis, vieram com uma nova pintura. É verdade, Santarém foi “palco” da estreia da nova “roupagem” desta patrulha.

Depois de uma passagem baixa em formação, quem sabe para também mostrarem a nova pintura, as quatro grandes máquinas “encostam” junto à rede, a escassos centímetros dos “Pilotaços” que por ali passam, dos mirones e de todos os que ali se juntaram para observar de muito perto os “Allouette III”.

Depois do grande almoço e de três passagens muito baixas de dois F-16 da FAP, pertencentes à Esquadra 201, “Falcões” comandados pelo capitão Afonso Gaiolas, foi a vez dos três “Hélis” comandados pelo Major Filipe Azinheira entrarem em acção e com outras duas novidades: a presença de um novo membro, o Capitão Jorge Paulino e de um novo programa de exibição

E foi assim que, com pintura, piloto e manobras novas, este cada vez mais famoso “trio” deu “asas” à sua imaginação e mostrou até onde estes velhinhos Allouette III podem ir. Foram três escassos mas preenchidos minutos de muita emoção, muita classe, muita saber e profissionalismo que encheram as máquinas fotográficas de quem lá estava com belas imagens para mais tarde recordar e que deram lugar, no final, a uma calorosa salva de palmas de todos os presentes.

Foi, para concluir, uma presença cheia de muitas e boas novidades e que não deixou ninguém indiferente.

Parabéns a todos os que fazem parte desta equipa…

Gonçalo Santos Pinto




A revista Sírius do mês de Março/Abril teve como capa da revista a "nossa" Esquadra, precisamente em Santarém...





















O nosso amigalhaço Luís Carlos Rosa também tirou algumas fotos com a sua Pentax: