2006-10-15

Esquadra 552 "ZANGÔES" utilizam "Hélis" dos Rotores em Tancos - 1 de Outubro de 2006

Neste dia, os Rotores de Portugal iam actuar na Praia Grande e nada fazia prever que fosse encontrar em Tancos, onde se festejava o 50º Aniversário das “Tropas Aero-Transportadas”, as suas máquinas que, de início, pensei estarem a ser utilizadas pela própria equipa dos Rotores.

Levantei-me cedo para ver a chegada da equipa da “Aero Fénix” da qual sou sócio colaborador e qual não é o meu espanto quando começo a ouvir um som familiar…não havia qualquer dúvida…os Alouette III dos Rotores estavam em Tancos!!!

Fui a correr para junto do Hangar para onde percebi que ia o Helicoptero quando dei de caras com mais dois que já lá estavam. Soube, então, que a Esquadra 552, da qual fazem parte os Rotores, iam actuar por volta das 14:30h em Tancos para meu grande agrado e expectativa.

Entretanto, contactei de imediato com o Domingos Madruga, o mentor deste site, para contar a novidade.

Pouco depois das 14:30h lá estavam os "Zangões". Foi uma exibição curta mas de grande espectacularidade e muito diferente daquilo a que estamos habituados a ver nestes Helicopteros pintados com a marca "Rotores".

A Esquadra representou uma simulação em “Palco de Guerra” transportando uma equipa de Tropas…Aero Transportadas…

Tudo começou com uma passagem baixa de três helicópteros que aterraram a alguma distância do público para largarem as equipas de soldados que, rapidamente, se espalharam pelo terreno, de arma na mão e equipamento a rigor, numa perfeita imagem do que se passa na realidade.

Por fim, despediram-se do público com uma excelente passagem em formação de três, virados de frente para o público e muito próximos deste! Foi bonita esta passagem e só demonstra a simpatia, a classe e o respeito que eles têm para connosco.

Obrigado à excelente equipa da Esquadra 552 "ZANGÕES" e à forma como manobraram, em grande performance, os Alouette III.

Gonçalo Santos Pinto

Gonçalo Santos Pinto

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Quando o saudoso Jofre me pediu para lhe desenhar um símbolo para os "ROTORES DE PORTUGAL", jamais poderia acreditar que este seria desenvolvido, remodelado... e que, mais de vinte anos depois, iria ter a ventura de vêr um novo emblema dos "ROTORES". Aos novos membros da Patrulha, que saibem honrar o nome do Jofre e do Cavaleiro, porque faleceram, e de todos os que vos antecederam.
Victor Elias

3:20 da tarde  
Blogger Unknown said...

Assisti à exibição em Vila Real no dia 13 de Maio de 2007 simplesmente impressionante, simultâneamente escutava num scanner as ordens do comandante, como se contavam as meias voltas e à ordem "siga" todos efectuavam a manobra com uma precisão notável; admirável e também assustador pois a proximidade dos Alouettes era tal que só um grande (enorme) domínio da maquina,e uma coordenação ao milímetro permitem tais manobras.
No cruzamento dos três helicópteros, no tête à tête e na espanhola senti um calafrio pela espinha, e muitas pessoas que estavam próximo de mim fugiram para debaixo das arvores, com as condições atmosféricas que estavam todos pensávamos que os Rotores iriam adiar a exibição, mas não, o que ainda me fez ter uma maior admiração por estas pessoas, um abraço e lá nos encontraremos em Beja, lá pra Julho ou Agosto.

10:10 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home