2006-11-27

Rotores de Portugal fazem 30 anos - A FESTA!



Aqui estão algumas das quase 2 dezenas de fotos que fiz. Estas são uma homenagem muito especial aos Rotores de Portugal, mas mais especial ainda ao Major Pilav Filipe Azinheira.










Caros bloguistas, 25 de Novembro de 2006 ficará na memória de todos nós por várias razões: A festa rija na BA11, o excelente programa de comemorações, a recepção que a Esquadra 552 nos ofereceu, a paparoca que ainda me deixa água na boca, o merlin ao vivo, a rapada do merline e sobretudo Os Rotores de Portugal e em especial o Major Filipe Azinheira. Gostaria que, cada um de vocês deixasse o vosso comentário, as vossas emoções, que por muito claras que sejqam, tenho a certeza não serão suficientes para relatar um dia em cheio. Obrigado Filipe Azinheira! Obrigado Rotores de Portugal! Obrigado Esquadra 552!

Ahhhhh! o video do nosso vôo já está online no Youtube!
Aqui está o video: http://www.youtube.com/watch?v=wYG_13_CQEY




































7 Comments:

Blogger Domingos Madruga said...

Esquadra dos "Zangões" festejou 28 anos
direitos reservados

Restam 15 dos 142 Alouette III que outrora actuaram nas ex-colónias


Herdeira das tradições das esquadras que pilotaram os helicópteros Alouette III (Al III) desde 1963, ano em que entrou ao serviço da Força Aérea Portuguesa (FAP), a Esquadra 552, conhecida como os "Zangões", festejou sábado o 28.º aniversário. Sedeada na Base Aérea 11 em Beja, é composta por 99 pessoas, 13 dos quais pilotos, que operam os 15 helicópteros Al III ainda ao serviço da FAP, dos 142 que chegaram a existir na altura da guerra nas ex-colónias.

Os "Zangões" já foram distinguidos pelo presidente da República com a Ordem do Infante D. Henrique. Incluídos na esquadra estão os "Rotores de Portugal", patrulha de exibição composta por pilotos da 552, que evoluem em três helicópteros.

O major Filipe Azinheira, comandante da esquadra, sublinhou a sua importância nas missões de transporte aéreo táctico, buscas e salvamento e apoio no combate aos incêndios. Fazer parte dela é, afirma, "uma paixão". Apesar dos seus 43 anos, os helicópteros Al III são, para o oficial, "uma máquina extremamente fiável, ainda que de tecnologia ultrapassada".

Presente na BA11, o general Taveira Martins, chefe do Estado-Maior da Força Aérea, aludiu ao facto de estar já prevista na lei de reprogramação militar a substituição do Al III. Salvaguardando que "tudo está dependente das prioridades", sustentou que as restrições orçamentais não deverão constituirão um entrave à substituição dos aparelhos. TC

"Canibais" evocados

Os "Zangões" prestaram homenagem à antiga Esquadra 122, conhecida como dos "Canibais", que operou na Guiné, durante a guerra colonial. Exprimindo o sentimento de quem pilotou os Al III, o coronel Arada, oficial na reserva, considerou tratar-se de um "momento marcante". Sentimo-nos reconfortados com este gesto. Junto à porta da Esquadra 552 foi descerrado um monumento alusivo à aeronave Al III, um "Heli-Zangão", que marca para sempre a vida dos Alouette.


in http://jn.sapo.pt/2006/11/27/sul/esquadra_zangoes_festejou_anos.html

2:58 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Foi a primeira vez que assisti a uma exibição dos Rotores, e garanto que nunca vou esquecer. Muito obrigado a todo o staff da Base Aérea pela organização, pela dedicação, e pela paixão contagiante que demonstraram. E muito obrigado pela paciência de fazer dezenas e dezenas de baptismos de vôo, em especial o meu, em que pude experimentar um "cheirinho" de sensações que também nunca vou esquecer. Não tenho palavras. Só...obrigado!

Até breve.

Elio Väergem

3:56 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá,

Estive presente no festival de comemoração dos 30 anos dos Rotores. Foi incrível! Gostei de tudo! Não me posso queixar de nada. O EH-101 (e a sua exibição), o Puma, os Rotores, foi tudo fantástico! E para acabar, o voo que fiz no Alouette também foi espantoso! Ainda não consigo dizer em concreto como foi o voo. Foi excelente! A organização esteve muito boa. Parabéns aos Rotores, à esquadra 552 e à Força Aérea. Obrigado!

8:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Boa tarde

Parabéns aos Rotores e à organização do evento. Diverti-me muito e ganhei um novo amor a helicópteros! O voo...hummmm sem palavras para o descrever, mais divertido era impossível!

Abraço

André Garcez

4:16 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

So de ler tudo o que se passou no Sabado em Beja, ate estou com o estomago a roer, roer, roer...de nao ter estado presente. Fico a rogar para que os " Rotores " voltem um dia a brindar o pessoal num dia semelhante como o dia 25 de Novembro 2005 que fica registado como mais um grande evento.
Obrigado Domingos por todo o teu empenho, obrigado amigos do LdF pela vossa presenca, e um grande bem haja ao pessoal das esquadras aeronauticas que proporcionaram este belo evento. Ao senhor major Azinheira desejo muita saude, felicidades e que volte sempre que possa para junto dos " Rotores " porque precisam de si.
Obrigado a todos desde Toronto, e ja estou a imaginar o assunto que vai merecer honras no jantar da proxima 5 feira...Bem gostaria que alguem dos Rotores estivesse presente, sera possivel Domingos saber isso?
Epa...tem que se fazer um forcing para que haja uma 2 oportunidade para os que nao puderam ir..., eventos desses sao para se repetir senhor General Taveira Martins...esta bem??? O proximo podia ser num sabado de primavera para o pessoal nao rapar tanto frio a noite, pode ser senhor CEMFA?

carlos schmidt

9:40 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É nestes dias que um tipo nem sabe o que dizer porque parece que por mais palavras e expressões superlativas que use, é tudo pouco para descrever o que sentimos.

Os Rotores são, de facto, um grupo à partenão só pelas qualidades técnicas que demonstram em cada uma das suas belas exibições, como pelas qualidades humanas que têm a começar, desde logo, pelo Boss, o Major Filipe Azinheira que mostra ser, apenas num primeiro aperto de mão, uma pessoa diferente!

Só posso desejar que para o ano ainda haja mais, com muita festa e, por favor...que vá também o grupinho maravilha!

Saudações Aeronáuticas,

Gonçalo Santos Pinto

11:37 da tarde  
Blogger queimado MOR said...

Este foi um dos dias mais felizes da minha vida e dos mais triste pois "perde-mos" o nosso "BOSS" como Comandante da melhor Patrulha Acrobática de Asa Rotativa da Europa considerado um dos melhores pilotos de AL-III de sempre...Mas a sua marca ficara sempre sempre na ESQ. 552 e na nossa memoria..."Fumos,Fumos...Siga"

2:46 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home